O Blog

                     
Um pouco da história e da razão de existência de nosso blog


A ideia de criação do blog direito empresarial surgiu ao final do ano de 2010 da parceria entre os autores Alexandre Demetrius Pereira e Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, visando principalmente a divulgar matérias referentes ao Direito Comercial ou Empresarial, além das disciplinas correlatas de Contabilidade e Economia.

A concepção de um blog vai ao encontro da necessidade de nos mantermos próximos aos leitores, na expectativa de trocar ricas experiências no desenvolvimento dos assuntos aqui tratados, o que certamente proporciona enormes possibilidades de evolução e criação.

Além disso, entendemos que os mecanismos usuais de divulgação da informação acadêmica (livros, teses, artigos e outros trabalhos impressos) já não suprem isoladamente a quantidade de informação demandada por aqueles que se dedicam ao estudo das matérias anteriormente aludidas, nem proporcionam frequente atualização aos destinatários.

Não se pode negar, ademais, que a mídia eletrônica também apresenta vantagens sobre outros mecanismos de difusão de conhecimentos, uma vez que possibilita a utilização de recursos (hiperlinks, infográficos, fotos e animações) que não estão disponíveis em outros meios.  

Em síntese, por buscarmos: 1) maior difusão das disciplinas tratadas; 2) proximidade e interação com nosso público leitor; 3) atualização rápida e constante; e 4) utilização de recursos de internet; pensamos que a propagação de conhecimentos pela via eletrônica é imprescindível nos dias de hoje, motivo pelo qual decidimos lançar o blog direito empresarial.  


A "filosofia" do blog


Desejamos ter neste espaço, tanto quanto possível, uma apreciação fática e doutrinária objetiva e isenta.

Por isso, não adotamos quaisquer ideologias econômicas ditas neoliberais (que defendem maior liberdade aos agentes econômicos em detrimento da presença estatal na economia) ou outras denominadas por alguns de estatizantes (as quais preconizam maior controle estatal das atividades econômicas). Cada nação deve saber, em nosso entendimento, qual deve ser o grau de liberdade de seus agentes econômicos ou de intervenção estatal.

Acreditamos que a polarização ideológica sobre os temas mencionados prejudica a visão imparcial dos fatos, tornando as discussões e debates centrados, muitas vezes, em ideias superficiais.

Reconhecemos, sem ideologia ou falso elogio, a importância da atividade empresarial, mola propulsora do desenvolvimento das sociedades modernas, exercida dentro de limites razoáveis e nos termos da regulação estatal que vise a proporcionar o desenvolvimento de um país.



Nosso conteúdo


O blog direito empresarial busca trazer ao leitor o máximo de informação jurídica, econômica e contábil, bem como atender ao público que aspira a um cargo público cujo mecanismo de admissão envolva pelo menos uma das matérias tratadas. Isso inclui a postagem de artigos, decisões jurisprudenciais, notícias, entrevistas, provas comentadas, estatísticas, entre outros trabalhos.

O blog é dividido em quatro grandes áreas temáticas:

  • Área jurídica (marcador Empresarial-Jurídico);
  • Área contábil (marcador Empresarial-Contábil);
  • Área econômica (marcador Empresarial-Economia);
  • Área de concursos públicos (marcador Empresarial-Concursos).

A área de Destaques (marcador Empresarial-Destaques) reúne as postagens mais importantes de todas as áreas temáticas anteriormente citadas.

Essas cinco áreas (quatro temáticas e a seção de destaques) podem ser acessadas diretamente pelo menu superior (ÁREAS), ou clicando na foto respectiva no menu principal, ou ainda por intermédio do correspondente marcador na barra lateral (categorias).

As postagens de tais áreas, para melhor delimitação de assuntos e facilidade de acesso aos leitores, além dos marcadores genéricos supracitados, receberão outros marcadores específicos para identificar o tema ou o ramo tratado dentro dos âmbitos aludidos (p.ex.: Empresarial-Juridico, Falências). Para ter acesso a um tema específico, sem ter de previamente acessar as quatro grandes áreas, basta ao leitor selecioná-lo no campo categorias na barra lateral (p.ex.: selecionando Falências no menu de categorias).


Nossas regras


As postagens no blog direito empresarial são exclusivas dos autores. No entanto, excepcionalmente e a exclusivo critério destes, poderá ser admitida a publicação de textos de terceiros.

Nossos comentários são abertos a quaisquer pessoas. No entanto, serão sempre moderados.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é exclusiva do comentador. Reservamo-nos a possibilidade de exclusão de quaisquer comentários que não atendam a nossas regras ou que sejam impertinentes ao tema tratado no blog.

Não admitimos:

  • Comentários preconceituosos, ofensivos, que incitem a prática de qualquer ilícito ou que sejam, de qualquer maneira, desrespeitosos;
  • Comentários que sejam plágio de obras ou escritos de terceiros ou que contenham qualquer violação de direitos autorais;
  • Comentários que contenham qualquer forma de publicidade ou propaganda não autorizada;
  • Utilização do nome do blog direito empresarial por terceiros não autorizados;
  • Veiculação de ideologias políticas ou partidárias, ou de material de cunho sexual ou impróprio para menores.
Em havendo abusos, serão tomadas as medidas legais cabíveis.



Agradecimentos e créditos


Os autores agradecem a todos que contribuíram e incentivaram o nascimento do blog direito empresarial

Agradecemos ainda a nossos leitores, que são a razão última deste blog existir.

Além dos créditos ao final da página pela autoria de nosso template, fazemos alusão à galeria gratuita de imagens e cliparts da Microsoft, que nos permitem atribuir maior vida a nossas postagens. Da mesma forma, não poderíamos deixar de fazer uma honrosa menção de créditos a alguns ilustres designers que, de forma abnegada e sem remuneração direta, publicam gratuitamente ilustrações para a utilização em sites ou blogs de terceiros, tornando mais agradável a vida de nossos leitores. Por esta razão, entendemos devida a menção ao endereço psdgraphics, ao blog baixe tudo photoshop e ao site smashingmagazine


Ao final


Permanecemos sempre à disposição de nossos leitores e demais internautas para quaisquer sugestões e críticas. Lembramos que, por questões éticas, não respondemos nem emitimos opiniões sobre dúvidas relativas a casos concretos. Para contatar-nos, basta enviar comentários às postagens ou fazê-lo por intermédio de nosso e-mail blogdireitoempresarial@gmail.com.