• Jurídico

    Em nossa área de artigos jurídicos você poderá encontrar os temas mais relevantes e atualizados do direito empresarial

  • Economia

    Trazemos nessa área artigos sobre economia, tributação, mercados e muito mais

  • Contabilidade

    Temas envolvendo demonstrações contábeis, lançamentos, balanços e suas aplicações práticas

  • Segurança do Trabalho

    Em nossa nova área, trazemos artigos sobre Segurança do Trabalho, Normas Regulamentadoras (NRs), adicionais, entre outros temas

  • Concursos

    Aqui você encontra provas resolvidas de concursos públicos nas áreas tratadas no blog

Quanto vale uma empresa?

Você sabe quanto vale um empreendimento? Já ouviu falar de critérios para avaliação de empresas? Conhece estudos de valuation, tão populares no jargão de mercado?

A avaliação de empresas é um dos temas mais importantes e complexos com que se deparam empresários, advogados, contadores e operadores de mercado em geral. A mensuração do valor dos negócios empresariais influencia inúmeras operações societárias (fusões, incorporações, cisões e aquisições de controle acionário), ofertas públicas de ações, apuração de haveres de sócios e até mesmo os processos de recuperação e falência, quando incluem alienação do empreendimento.

Pensando na necessidade de nossos leitores de conhecer um pouco mais sobre essa matéria, o blog direito empresarial montou um artigo especial, em que o público de qualquer nível (leigo ou expert) poderá obter mais informações sobre o assunto.

Share:

Lançamento: Tratado de Segurança e Saúde Ocupacional–Vol.1–2ª Edição

Você sabe quanto custa ao empregador um acidente ou uma doença do trabalho? Sabe que os riscos existentes no meio ambiente de trabalho podem aumentar a tributação do empresário invidual ou da pessoa jurídica? Já ouviu falar das repercussões criminais dos infortúnios do trabalho? Conhece a fundo as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho?

Tudo isso e muito mais você encontra na coleção Tratado de Segurança e Saúde Ocupacional editada em 7 volumes pelo Prof. Alexandre Demetrius Pereira (Editora LTR).

O primeiro volume da coleção acaba de sair em sua 2º edição.

Clique aqui para conhecer mais detalhes da obra.

Share:

Marca e nome empresarial: conflitos e abordagem da jurisprudência do STJ

Recentemente, decisão do STJ, da relatoria da Ministra Nancy Andrighi, enfrentou a questão do conflito entre marca e nome empresarial. A decisão, declarando a inexistência de conflito no caso em julgamento, ressaltou que eventual colidência entre nome empresarial e marca não se resolve meramente pelo princípio da anterioridade, devendo haver também a aplicação dos princípios da territorialidade e da especialidade.

Sempre com o intuito de esclarecer e tornar acessíveis a nossos leitores os temas mais modernos discutidos na jurisprudência, o blog direito empresarial preparou um artigo especial que aborda essa matéria de modo claro e didático.

Share:

Provas resolvidas: 183º Concurso de Ingresso da Magistratura SP

Veja aqui a resolução das questões de Direito Empresarial constantes da prova objetiva do 183º Concurso e Ingresso à carreira da Magistratura do Estado de São Paulo.

Para fazer o download gratuito  da prova e das questões respondidas, clique no link a seguir:

download

Share:

Provas resolvidas: Concurso para Promotor de Justiça - Ministério Público RJ

Auxiliando nossos leitores que se preparam para os concursos públicos, apresentamos a resolução das mais importantes questões de Direito Empresarial dos últimos concursos para o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE/RJ).

Nosso leitor certamente verificará que o MPE/RJ traz  questões muito bem formuladas em seus exames, que exigem do concursando alto nível de conhecimento de Direito Empresarial. Não temos dúvida em afirmar que tais questões superam, muitas vezes, o grau de exigência de concursos de outros Estados para o mesmo cargo, servindo de base para avaliação de  conhecimentos ao candidato a certames distintos (incluindo MP e Magistratura estaduais).

Por essa razão, parabenizamos o MPE/RJ pelo patamar de excelência com que trata nossa matéria em suas provas.

Para fazer o download gratuito das questões resolvidas, clique no link a seguir:

download

Share:

Aula em vídeo: teoria da empresa

Após completar um mês online, o blog direito empresarial comemora seu sucesso disponibilizando a seus leitores sua primeira aula em vídeo, tendo como tema os aspectos essenciais da teoria da empresa.

Para maior comodidade, nossos leitores ainda poderão encontrar nesta postagem o  material utilizado na aula, para visualização ou download gratuito em arquivo PDF.

Share:

O filme “a rede social” e a diluição da participação societária

Numa semana que começa com a premiação do Oscar, nada melhor que unir o contexto de um dos filmes escolhidos à matéria objeto de nosso interesse.

O filme a rede social (the social network), baseado no livro de Ben Mezrich “Bilionários por acaso – A criação do facebook” traz à tona um problema muito discutido em Direito Empresarial, que diz respeito à diluição do patrimônio do sócio ou acionista. Neste artigo, o leitor do blog direito empresarial poderá verificar como a legislação societária (e contábil) de nosso país trata a questão, aproveitando para prevenir-se em relação aos potenciais litígios entre os sócios.

Share: